quinta-feira, 11 de setembro de 2014

"Admirável Mundo Novo" e "1984"



  Quero poder ter a liberdade de falar sobre os livros que li, e nessa liberdade travada por minhas incapacidades, revelar alguns spoilers da história. Isso simplesmente, eu acredito, me mostra que absorvi algo do que está escondido nas páginas em questão.


Acabei de ler "admirável mundo novo" um dos melhores livros que já botei minhas mãos. E que final em? Aquele mundo continuou o mesmo, nenhuma mudança foi feita pelos personagens. E o triste fim do selvagem que recitava Shakespeare, minha nossa!

Agora descubro que “1984” têm um destino mil vezes mais trágico, digo isso por, ao meu entender as duas personagens principais terem sofrimentos físicos mais aparentes e também nada mudou naque mundo. Lá eles estão realmente insatisfeitos, e apesar de todo o controle que o governo possa ter sobre todos. O grande irmão não controlou totalmente esse sentimento de insatisfação. A certeza do errado está presente na mente de Winston, juntamente com as lembranças do passado. Aqui a transformação ainda não está completa, e como podemos ter certeza de que aquele mundo é um retrato do que acontece em todos os continentes do planeta? Como saber se a guerra é verdadeira e mundial?

Já em Admirável Mundo Novo a transformação total aconteceu, o que ocorre é verdadeiro. As insatisfações são geradas não pelo desejo de mudança de alguns personagens, mas por erros que o processo industrial em que se tornou o nascimento das novas gerações, causa em uns poucos. Como Bernard Marx que por um defeito gerado em seu nascimento, se mostra insatisfeito com suas possibilidades na sociedade, dificultadas por sua deficiência física.


A capa de Admirável Mundo Novo, mostra que a modificação do homem tem que começar deste criança, se adaptando para um destino já pré determinado. 




  
  

Nenhum comentário: