terça-feira, 24 de setembro de 2013

Prova de História


SENTADO EM UM DOS cantos da sala, mesa vazia em uma brancura eterna. As provas são distribuídas fazendo seu barulho característico de páginas virando. Tenho minha consciência tranquila, eu não estudei, mas prestei muita atenção nas aulas de História.

Vejo os fantasmas de uma época em que eu nem tinha nascido, estão gritando em voz abafada. “Preste atenção em mim, eu existi. Você precisa lembrar-se do que fiz em vida!” e as respostas são marcadas, datas preenchidas e fatos confirmados.

Eles não sossegam nos dias em que abro os livros que falam sobre suas revoluções. Suas frases marcantes saltam em meu rosto. “Vim, vi, venci” revela um deles para mim. Será realmente que fizeram tudo aquilo que falam? Alguns me parecem fanfarrões contando vantagens imaginarias, que ficaram na história. Coisas que depois de um tempo descobre-se que foi mentira e mudasse os fatos.

A revolução está aí, não no que essas sombras do passado dizem. Mas na descoberta da verdade! Porque a história é feita de pontos de vistas e não de fatos totalmente reais.

- Guilherme, já terminou a prova?

- O que? Há, sim! Terminei. 


Nenhum comentário: